20/02/2018

Que vos saibais perdoar

Com quanta insistência o Apóstolo S. João pregava o "mandatum novum"! "Amai-vos uns aos outros!". Pôr-me-ia de joelhos, sem fazer teatro – grita-mo o coração –, para vos pedir, por amor de Deus, que vos estimeis, que vos ajudeis, que vos deis a mão, que vos saibais perdoar. Portanto, vamos banir a soberba, ser compassivos, ter caridade; prestar-nos mutuamente o auxílio da oração e da amizade sincera. (Forja, 454)

Jesus Cristo, Nosso Senhor, encarnou e tomou a nossa natureza, para se mostrar à humanidade como modelo de todas as virtudes. Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, convida-nos Ele.

Mais tarde, quando explica aos Apóstolos o sinal pelo qual os reconhecerão como cristãos, não diz: porque sois humildes. Ele é a pureza mais sublime, o Cordeiro imaculado. Nada podia manchar a sua santidade perfeita, sem mácula. Mas também não diz: saberão que se encontram diante de discípulos meus, porque sois castos e limpos.

Passou por este mundo com o mais completo desprendimento dos bens da terra. Sendo Criador e Senhor de todo o universo, faltava-lhe até um sítio onde pudesse reclinar a cabeça. No entanto, não comenta: saberão que sois dos meus porque não vos apegastes às riquezas. Permanece quarenta dias e quarenta noites no deserto em jejum rigoroso, antes de se dedicar à pregação do Evangelho. E também não afirma aos seus: compreenderão que servis a Deus, porque não sois comilões nem bebedores.


A característica que distinguirá os apóstolos, os cristãos autênticos de todos os tempos, já a ouvimos: nisto – precisamente nisto – conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. (Amigos de Deus, 224)

Temas para reflectir e meditar

Defeitos – 3
 
Derrotismo


Muitas pessoas consideram que não vale a pena empreenderem uma actividade - por exemplo algo solidário - porque não conseguirão o que se propõem.

Estão derrotados antes de começar.

A razão estar numa tendência para subestimar as próprias capacidades, considerar-se incapaz, sem conhecimentos ou bases suficientes.

As causas estarão seguramente na falta conhecimento próprio.

O remédio estará num exame sério e profundo onde se irão encontrar raízes que é necessário arrancar.


(AMA, reflexões, 19.01.2017)

Evangelho e comentário

Tempo de Quaresma

Evangelho: Mt 6, 7-15

7 Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. 8 Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» 9 «Rezai, pois, assim: ‘Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, 10 venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. 1 1Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; 12 perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; 13 e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’ 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»

Comentários:

Por vezes não alcançamos que nós, os cristãos, dispomos de uma oração ensinada pelo próprio Jesus Cristo.
Se nos detivéssemos - por breves momentos que fosse - a pensar nisto, com que intensidade rezaríamos!

Uma oração que o próprio Deus e Senhor ensinou deve ser, com toda a certeza, aquela que Lhe é mais agradável e irá mais "directamente" ao Seu Coração de Pai Amantíssimo.

Pensemos, sobretudo, que Ele nos ensinou a dizer «PAI NOSSO» e não «meu Pai», o que, quer dizer que sempre que o rezamos estamos unidos a todos os homens Seus filhos.


(AMA, comentário sobre Mt 6, 7-15, 07.03.2017)


Doutrina – 403

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Compêndio


PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO DA FÉ
SEGUNDA SECÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO TERCEIRO

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada

181. Porque é que o ministério eclesial tem um carácter pessoal?



O ministério eclesial tem também um carácter pessoal, pois, em virtude do sacramento da Ordem, cada um é responsável diante de Cristo, que pessoalmente o chamou, conferindo-lhe a missão.

Hoy el reto del Amor es fijarse en los gustos de las personas que quieres.

MIRADA AL DETALLE


Ayer recibimos una visita por la tarde, y las personas que venían nos traían un precioso arbolito para nuestra huerta. Nos contaron que habían pensado que, si últimamente en el reto habíamos hablado varios días de la huerta, eso quería decir que es algo que nos gusta. Y que por eso nos lo traían. 

Me llamó mucho la atención este gesto de "fijarse" en alguno de nuestros gustos. Y así nos sentimos con tantas personas que os habéis acercado hasta aquí. Cada gesto muestra tanto cariño... ¡Muchas gracias! 

Y es que, cuando lo que se busca es amar, uno está pendiente de esas cosas, como el novio que se fija en aquella prenda del escaparate que miraba su novia para después ir a cómprasela y mostrarle su amor, o como una madre que sabe los ingredientes de la pizza que más le gusta a su hijo... 

Parece una tarea sencilla, pero realmente es muy difícil, porque surgen nuestros gustos, el proyectar lo que a nosotros nos hace ilusión para esa persona, o quizá nuestros miedos a equivocarnos, a no dar en el clavo y quedar mal. Sin embargo, es con estas sencillas cosas con las que tocamos el corazón de la otra persona, donde le mostramos que realmente es importante para nosotros, y que sabemos lo que siente su corazón, lo que le gusta, lo que le hace sufrir, lo que le hace feliz...

Cristo es el que realmente sabe qué es lo que está anhelando nuestro corazón en cada momento, y, si le miramos, podremos ver cómo nos lo da, como hizo con Pedro con esa mirada de Misericordia cuando el apóstol se sentía traidor en lo más profundo de sí, o cuando a la Samaritana le sacia su enorme sed con un Agua Viva, con un Amor eterno... Él te conoce, te mira, te ama. 

Hoy el reto del Amor es fijarse en los gustos de las personas que quieres. Pídele al Señor unos ojos nuevos, unos ojos que sepan mirar amando a los que tienes cerca; guarda en tu corazón sus deseos, sus gustos, sus anhelos, y después pídele al Señor que te ilumine la oportunidad de sorprenderles. 


VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?